Saiba como usar cortinas (sem ser nas janelas)

A janela aberta, uma leve brisa, a cortina a esvoaçar e a emoldurar a janela. Certamente quando pensa em cortinas imagina-as nas janelas, mas a cortina não serve, exclusivamente, para bloquear a entrada de luz pelas janelas ou preservar a privacidade do seu lar. Com a criatividade certa, é possível usá-la de várias formas, e por toda a casa (Veja Como escolher os cortinados para a casa?).

Além da função tradicional à janela e bloqueio de luz, as cortinas podem ser usadas de maneira decorativa ou prática, de acordo com as suas necessidades em várias divisões da sua casa.

Utilize as cortinas em sua casa:

  1. Para separar ambientes na sala de estar e jantar

As cortinas são uma ótima opção para criar diferentes ambientes numa divisão. Em apartamentos muito pequenos, não vale a pena investir em cortinas com o objetivo de separar ambientes. Mas, em espaços grandes terá de usar toda a sua imaginação! Pode, inclusive, ter mais do que uma opção de cortinas, mudar a cor e o tecido, e trocar a cada estação do ano.

Divida a sua sala de estar ou de jantar com uma cortina para recriar duas áreas, uma sala “tradicional” e uma sala mais íntima. Poderá utilizar uma cortina opaca, com tecido mais leve ou transparente. Se utilizar esta ideia numa casa de praia, procure tecidos de cor crua e fáceis de lavar.

cortinados

Cortinado Blackout Ref. 789      Cortinado Decorativo Ref. 84

  1. No escritório

Também é possível usar as cortinas para criar um ambiente de trabalho. Por exemplo: sala de espera, sala de reuniões e espaço do coffee break. Use um tecido bonito e estiloso. O seu escritório será considerado moderno e cool!

  1. No quarto

O uso da cortina ao lado da cama é puramente estético. Pode usá-las abertas, para um só lado, com uma parte para cada lado da cama, por cima, vindo do teto, no estilo dossel… Opções é que não faltam.

É possível usar em qualquer tipo de quarto: dos de bebé aos de adulto. Use cores claras e, se possível, um tecido com leve transparência, que ajuda a criar um clima mais intimista.

Um quarto de casal que tenha decoração rústica também pode ganhar cortinas ao lado da cama, deixa o ambiente ainda mais vistoso. Caso o quarto seja muito claro, invista num tecido com as tramas mais fechadas, para conseguir bloquear a luz logo pela manhã.

mosqueteiros cama

  1. No quarto dos mais pequenos

Decoração no quarto do bebé é sempre um mimo, cada detalhe mais bonito que o outro. Se colocar um pequeno dossel sob o berço, além de deixar a decoração mais amorosa, ainda vai proteger seu bebé dos insetos.

Para o espaço das crianças, dê asas à criatividade. Pode separar, no próprio quarto, a área de dormir e de brincar. Faça uma cortina com fitas coloridas, ou da cor preferida de quem vai usar o quarto. Para ser original, use as fitas amarradas num canto, entrançadas, ou então com corte assimétrico. Defina o modelo que vai ficar mais interessante.

Por vezes existem beliches quando os quartos são divididos por irmãos, e a ideia da cortina no beliche é bastante interessante! Ela cria a privacidade necessária na hora do sono. Por exemplo, se o irmão da cama de baixo quiser ler, é só acender a luz do quarto ou do candeeiro de cabeceira, e o irmão de cima fecha a sua cortina, e assim poderá dormir tranquilamente, sem que a luz atrapalhe.

  1. Como porta de armários e closet

Para inovar o seu closet ou roupeiro, pode substituir as tradicionais portas por cortinas. Além de dar um novo ar a esse espaço, ainda tem o benefício de o tecido da cortina permitir que as roupas “respirem” dentro do armário – coisa que a porta convencional não permite.

Os tecidos transparentes ficam muito bem! E a melhor parte, é que permitem, mesmo antes de se aproximar, encontrar à distância, a peça de roupa que quer usar. Se for daquelas pessoas organizadas, pode inclusive ordenar as roupas por cores, e colocar caixas organizadoras nas prateleiras, e aí sim a apresentação fica incrível! Se não tem por hábito deixar sempre tudo bem organizado e no seu devido lugar, a melhor opção é a cortina de tecido mais pesado, que não seja transparente, como a sarja, e até a ganga, para que ninguém repare se o armário está desarrumado ou não. Ah, e se tiver um armário para guardar os sapatos, pode também colocar uma cortina como porta.

Se o quarto tiver uma decoração clean e com cores neutras, opte por uma cortina mais opaca. Assim, mesmo o tecido sendo de cor clara, não será possível ver o conteúdo do armário.

  1. Na despensa

Se a sua despensa está sem porta, a cortina é uma boa solução para esconder os mantimentos ou até uma possível desarrumação que quase sempre se instala no local. Use um tecido de cor ou padrão claro, desde que combine com a restante decoração da cozinha.

  1. Na cozinha

Dê um toque especial à sua cozinha com uma cortina! Se a sua cozinha é toda branca e tem um móvel multiuso para armazenar garrafas de vinho ou para colocar as últimas compras, coloque uma cortina colorida para que fiquem devidamente escondidas.

  1. Na casa de banho

Quando se pensa em cortina da casa de banho, a ideia é aquele modelo básico de plástico, para colocar na banheira ou nas bases de duche, definindo a área do banho. Mas ela também pode ser de tecido, e ser o ponto alto da decoração da sua casa de banho. Não acredita?

A combinação de cinza e amarelo aparece cada vez mais nas decorações modernas. E esta mistura pode aparecer até nesta divisão: no tapete, na moldura do espelho, móveis de apoio, itens decorativos e até na cortina do chuveiro. Se a casa de banho for completamente branca permite o uso de cores fortes e alegres na decoração. A cortina de tecido transparente no chuveiro tem um efeito meramente decorativo, já que não confere privacidade à área molhada. Por isso, é ideal para a suíte do casal.

cortinas banhoCortinado de Casa de Banho Ref. Mosaik      Cortinado de Casa de Banho Ref. Sea-Star

 

 

As cortinas são itens de decoração essenciais para dar vida à casa e fáceis de serem encontradas. Tenha em atenção os tecidos usados e também o modo de lavagem de cada um deles para que as suas cortinas durem muito tempo. E descubra um espaço da sua casa que possa ganhar uma cortina, sem ser uma das janelas!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *