Como dar um toque de estilo à sua sala de estar

A sala de estar, a par com a cozinha, é o epicentro da vida familiar! É lá onde pode relaxar a ler um livro ou simplesmente esticar-se no sofá, partilhar momentos em família e é também lá que recebe os convidados. Não existe apenas uma regra para decorar esta área que tanto pode ser privada como uma zona social, o mais importante é que ofereça um ambiente cómodo, aconchegante e propício a recarregar.

Deixamos-lhe cinco conselhos para dar um toque de estilo à sua sala de estar e arrancar rasgados elogios de todos os que a visitarem.

  1. Defina o estilo da sua sala de estar

Antes de pôr mãos à obra, escolha um estilo ou um tema que goste para guiar a decoração da sua sala de estar. Existem imensas formas de decorar uma sala de estar, desde a clássica à mais moderna e arrojada! Essa escolha dependerá do seu gosto pessoal e das suas necessidades. Por exemplo, mum apartamento no centro da cidade poderá optar por um estilo mais moderno e clean com detalhes mediterrâneos, enquanto numa casa de campo o estilo rústico e campestre será o que melhor se adaptará.

  1. Selecione móveis únicos e funcionais

Entre os vários móveis imprescindíveis na sua sala (mesa, cadeiras, sofá, móvel de TV), escolha um móvel único que contraste com a restante decoração da sala. Por exemplo: estante para guardar livros, puffs, cestas para revistas, etc. Assim, a sua sala de estar terá carácter e ganhará destaque sem precisar de muitos móveis.

No entanto, mais do que decorativos, os móveis usados na sua sala de estar devem ser funcionais. Assim, no momento de decorar, considere não só os aspetos estéticos, mas também sua funcionalidade e relevância na sala.

  1. Use a cor a seu favor

Após escolhido o estilo será muito mais fácil encontrar a paleta cromática certa. Acima de tudo, as cores devem refletir os seus interesses pessoais e a sua própria energia, personalidade e estilo de vida. Se, por exemplo, escolher um estilo moderno ou minimalista, então privilegie os tons neutros a par com móveis de linhas puras e simples.

Cortinas e sofás para Sala de estar
Cortinado Blackout                                       Capa de Sofá Lisa

 

Já em ambientes rústicos utilize cores mais quentes, acolhedoras e padrões alusivos à natureza, às riscas e ao xadrez.

Decoração rústica
Cortinado Decorativo                                   Toalha de Mesa Xadrez

 

Seja qual for a sua opção, escolha apenas três cores para trabalhar o espaço: uma cor base e as outras duas para a complementar.

  1. Opte por objetos especiais

Um espaço só é nosso quando lhe emprestamos a nossa personalidade. Enriqueça a sua sala de estar com peças de decoração especiais, tais como fotografias tiradas por si, quadros, velas, plantas, almofadas, aquela velharia que encontrou num mercado de rua, uma recordação de viagem e até os seus próprios livros. Normalmente são as pequenas coisas das nossas casas que dizem mais sobre quem nós somos.

 

almofadas decorativas
Almofadas decorativas

 

A sua casa não tem que parecer saída de uma revista, tem que ser uma casa com alma! Quebrar as regras pode dar bons resultados. O que acha de utilizar pequenas colchas (bouties), muito finas, com padrões no sofá da sua casa? Experimente e veja o resultado!

colchas para sofás

 

  1. Espaço para todos

A sala torna‑se, muitas vezes, no centro de tudo – estar em família, relaxar, dormitar no sofá, conviver com amigos e brincar com os filhos. Ao decorar a sua sala de estar, deve criar um espaço para tudo e para todos. O tamanho também conta na hora de decorar a sua casa (veja aqui o artigo)!

Se gosta de receber amigos e família com frequência, opte por uma disposição que permita a circulação para ninguém se atropelar. Para quem tem filhos, a questão do espaço também é importante, uma vez que as crianças têm sempre muitos brinquedos que se acabam por espalhar por todo o lado.

Se é uma pessoa ativa e passa muito tempo em casa, designadamente dentro da sala, vai necessitar de uma sala de estar grande e com espaços bem definidos.

Leia ainda o nosso artigo – O que não pode faltar na sua sala.

Partilhe o artigo:
Share on facebook
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email