Ideias de como criar uma ceia de Natal inesquecível

Jantar de véspera de Natal, ceia à meia-noite ou almoço do dia 25, não importa o horário, a atenção estará voltada para este evento e a beleza põe-se à mesa sim! Com criatividade, empenho e muito bom gosto, familiares e amigos ficarão inspirados com a decoração.

Uma mesa de natal é algo que marca muito as pessoas, especialmente as crianças, pois o natal tem toda uma mística e um sentimento poderoso e embora seja algo tradicional, a sua ceia pode ganhar mais personalidade e tornar-se inesquecível.

Veja algumas dicas de como criar uma ceia de natal simples e bonita para a sua família!

  1. Cores para a mesa de Natal

Tons de vermelho e verde já foram eleitos para esta data festiva. Complemente com cores mais alegres, descontraídas ou sofisticadas acrescentando o dourado, prateado, azul ou até o roxo. Tudo depende das sensações que pretende evocar: o vermelho e verde, por exemplo, dão uma sensação aconchegante e tradicional, embora rústico. O branco e vermelho une a tradição à sofisticação, embora com um toque mais caseiro. Já o branco, dourado ou prateado remetem a leveza e o contemporâneo. Brincar com as cores e formatos que lembrem o Natal enriquece a mesa.

toalhas de mesa Natal
Toalha de Mesa de Natal Ref. Glaciar | Toalha de Mesa de Natal Ref. Barém | Toalha de Mesa de Natal Ref. Canadá

A toalha de mesa é muito importante para a decoração. Tal como a combinação de cores, ela pode ser a peça chave na qual se vai guiar para toda a decoração a seguir. Seja uma toalha, individuais, caminho de mesa (marcadores de mesa) ou simplesmente não usar nada, é importante pensar no assunto. Sendo de cor lisa, é mais fácil estabelecer um equilíbrio na decoração. Caso opte por um estampado, escolha um discreto, com padrões pequenos ou que trabalhem com a mesma cor, porém num tom diferente. Os guardanapos podem ser enfeitados com anéis clássicos ou divertidos, em formato de pai natal, renas, estrelas e outros.

 

individuais Natal
Individual de Mesa Ref. 5002-22009 | Individual de Mesa Ref. 5002-31006 | Individual de Mesa Ref. 5002-88003
  1. Combinar utensílios

A louça ganha atenção especial e é colocada adequadamente à mesa, dando-se especial atenção aos talheres e sua ordem de acordo com a etiqueta. Taças, copos e outros utensílios combinados preenchem os olhos dos visitantes. Crie expectativas dobrando guardanapos e colocando dentro de taças, em cima dos pratos, criando graça e beleza.

  1. Enfeites temáticos artesanais

Arranjos, pinhas, castiçais, velas coloridas (não aromáticas), guardanapos com laços a servir de anéis e porta guardanapos são exemplos que podem fazer a diferença na decoração dando aquele toque de glamour. Enfeites caseiros e simples ficam muito bem quando colocados sobre os pratos, sem contar que não ocupam espaço na mesa. Usar enfeites complexos como mini árvores de Natal enfeitadas e prontas, também é permitido. Seja como for, não se esqueça de ter em atenção as cores, isto para que eles tenham uma aparência harmoniosa com a restante decoração e evitar que o visual fique sobrecarregado.

Reciclar os enfeites do ano anterior, hoje em dia, é quase obrigatório. Junte enfeites, acrescente uma nova cor, laços, crie a partir do antigo, remodele. Comprar sempre novo e deitar fora o anterior não combina com os tempos de hoje.

decoração mesa

  1. Decoração dos pratos

A loiça a ser utilizada para a ceia é parte importante na escolha de cores. Tal como a toalha, os tons lisos e neutros são mais simples e combinam com tudo. Também há a possibilidade de misturar a loiça neutra com outras que tenham motivos natalícios, o que deixa a decoração com um excelente efeito. Caso prefira a loiça com detalhes, dê preferência às que têm desenhos pequenos e simples ou bordas decoradas. São modelos mais tradicionais e também combinam com quase tudo.

  1. Cuidado com os exageros

O conforto deve estar em primeiro lugar. Não adianta colocar coisas bonitas se as mesmas não são funcionais. Portanto, pense no conforto dos convidados.

Apenas garanta espaço para as travessas de comida e também para que as pessoas possam fazer a refeição de maneira confortável, pois não há nada pior do que estar a comer num espaço apertado.

Tente aliar beleza, conforto e praticidade na hora de decorar.

O mais importante da ceia, é estar com as pessoas que nos são mais especiais e aproveitar para celebrar a fraternidade e a união entre todos. Esperemos que tenha aproveitado estas dicas, e as use neste Natal para tornar o momento ainda mais alegre e único!

Partilhe o artigo:
Share on facebook
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email