Uma (boa) hora de Banho!

Depois de um dia agitado e cansativo, nada melhor para se sentir revigorado do que chegar a casa e tomar aquele banho, não acha? Mas será que toma banho da maneira certa?

Pode parecer exagero falar sobre como devemos fazer algo tão corriqueiro, mas a verdade é que tomar banho corretamente é tão importante como usar fio dental nos dentes.

O banho é muito importante, não só para a nossa higiene, mas também para a nossa saúde. É nele que eliminamos as bactérias que entram em contato com o nosso corpo e também retiramos as células mortas da nossa pele, o que a deixa mais bonita e saudável. Considerando isso, aqui deixamos algumas dicas para aproveitar melhor a hora do seu banho.

  1. A água

A água do banho não deve ser muito quente. A temperatura ideal é a do seu corpo ou até um pouco abaixo disso. Quando a água do banho é muito quente ela acaba por remover a camada de proteção natural da nossa pele, dando-lhe um aspeto ressequido. O processo todo deve durar no máximo 15 minutos, porque mesmo estando na temperatura correta, água em exagero também prejudica essa camada responsável pela proteção da pele. Lembrando que o banho deve começar pela cabeça e terminar nos pés.

  1. Cuidar dos cabelos no banho

Na hora de lavar os cabelos, comece por usar um champô neutro para limpá-lo, depois utilize outro com propriedades hidratantes e, por fim, aplique o condicionador. Na hora de secar, evite esfregar os cabelos com a toalha, isso pode deixá-los quebradiços. Opte por colocar um gorro de banho em felpo, 100% algodão, suave e absorvente após secar o cabelo.

  1. Escolher o sabonete e óleos de banho

Se a sua pele é seca ou normal, prefira sabonetes líquidos ou glicerinados, eles são mais hidratantes e menos agressivos para a pele. Já os sabonetes em barra são adstringentes, ou seja, limpam mais profundamente e por isso são mais indicados para peles oleosas ou com acne.

Os óleos de banho também são grandes aliados e podem ser usados não só para hidratar durante o banho, mas também para manter a pele perfumada.

  1. Limpeza e hidratação da pele

Não é necessário utilizar esponja no corpo inteiro em todos os banhos. Utilize uma esponja de origem vegetal duas ou três vezes por semana em todo o corpo, no resto da semana use-a apenas para os pés. A esponja, além de ajudar na limpeza da pele, auxilia na remoção das células mortas. Mas o excesso deixa a pele ressequida.

Aplique sempre loções hidratantes após o banho, principalmente na região dos cotovelos, joelhos e calcanhares. Fazer disto um hábito diário de beleza evita que estas zonas fiquem secas.

  1. Escolher a toalha perfeita

Não existe banho realmente gratificante se o seu grande final não estiver à altura com uma toalha larga na medida certa e com a textura perfeita.

Se adora a sensação de sair do banho e enrolar-se numa toalha macia, felpuda e que absorve a água do corpo sem precisar esfregar muito, certamente se identificará com a toalha 100% algodão.

Existem, também, toalhas de tecido misto, algodão misturado com poliéster, que são mais baratas. No entanto, a qualidade é inferior. Elas não são tão macias, não absorvem tanto e ficam ásperas com pouco tempo de uso.

As toalhas de banho dividem-se em diferentes tamanhos toalhete, toalhas, toalhões e tamanho grande, também conhecidas como “lençóis”. Para adultos de estatura maior que a média, ou que preferem o conforto de uma toalha extra grande, o toalhão é a mais recomendada.

Ao comprar toalhas de boa qualidade e lavando-as corretamente, irá utilizá-las por alguns anos em excelente estado. Quando não estiverem a absorver tão bem e nem estiverem macias, é hora de renovar o enxoval!

  1. Escolher o tapete saída do banho

Importantíssimo! O tapete deve ter antiderrapante para evitar acidentes, principalmente se há crianças e idosos em casa! Procure por produtos de qualidade, pois muitas vezes a parte antiderrapante acaba por secar e vai-se “esfarelando” com o tempo e deixando resquícios na sua máquina de lavar.

Fibras sintéticas são ideias para a casa de banho, pois evitam a proliferação de fungos, já que este local normalmente está húmido. Poliéster, sintéticos acrílicos e náilon são os materiais mais comuns. Os tapetes em 100% algodão também são recomendados, pois são hipoalérgicos, ou seja, tem baixa tendência para provocar reações alérgicas.

Escolha tapetes que contrastem com as cores da sua casa de banho. Se é de cor clara, invista em cores vibrantes como vermelho, laranja… Se é escura ou colorida, invista em cores neutras, como branco, bege e cinza.

O tapete para a base do chuveiro ou banheira é importante pois evita acidentes, já que os pés encontram algo para se “agarrar”, sem falar que alguns possuem tratamento anti mofo, e é fácil de limpar.

Dermatologistas afirmam que um banho por dia é o suficiente e o mais saudável para a nossa pele. Um segundo banho só deve ser tomado em casos de dias muito quentes, em que a transpiração ocorre em excesso.

Escolha os seus produtos e aproveite bem o seu banho, mas sem exageros!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *