Ideias para decorar a sala de jantar

sala de jantar é um dos espaços mais versáteis da casa, tradicional cenário das refeições em família e das reuniões entre amigos. E para acompanhar o dia a dia movimentado e dinâmico dos tempos atuais, esta divisão tem vindo a ganhar cada vez mais novas funções.

É também na sala de jantar que dispomos os nossos materiais de trabalho para longos momentos de estudo, escrita e leitura. Para fazer deste ambiente um local ainda mais confortável e funcional, reunimos algumas dicas para  inspirar na hora de escolher a decoração da sua sala de jantar.

 

  • Valorize o espaço com funcionalidade

Seja a sala de jantar grande ou pequena é necessário pensar na disposição dos móveis e, consequentemente, na funcionalidade desse ambiente. O espaço necessário para circulação deve ser de, no mínimo, 90 centímetros já a contar com as cadeiras ocupadas. Isso quer dizer que se deve respeitar esse limite entre a mesa de jantar e a parede, ou outro móvel, para que as pessoas se movimentem livremente sem atrapalhar uma à outra.

Valorize o espaço

Valorize o espaço

 

  • O que precisa na sala de jantar

Na hora de montar a sala de jantar muitas pessoas ficam em dúvida sobre o que usar nesse ambiente. Alguns objetos são óbvios e indispensáveis, outros podem ser inseridos conforme o uso e o estilo de cada um.

De um modo geral, uma sala de jantar para ser minimamente confortável e cumprir a sua função, precisa contar com uma mesa, cadeiras e um aparador. Pode ainda optar por um bar, poltronas e mesas laterais ou uma cristaleira.

 

  • Como escolher a mesa e as cadeiras ideais

O tamanho da mesa e o número de cadeiras são calculados a partir do espaço que tem disponível e do nível de utilização. Mesmo que tenha espaço para acomodar uma mesa de oito lugares é importante refletir se um móvel desse tamanho é realmente necessário dentro do seu estilo de vida.

Outra dica é ter em atenção o formato da mesa. Existem modelos retangulares, quadrados e circulares. Para uma sala de jantar pequena, o mais recomendado são as mesas retangulares, pois ocupam menos espaço. As mesas redondas e quadradas devem ser usadas em ambientes maiores.

mesa e as cadeiras

Mesa e as cadeiras

Já em relação às cadeiras não precisam ser necessariamente iguais a mesa. É possível usar cadeiras de tamanhos, cores e formatos diferentes, mas que tenham de preferência o mesmo estilo da mesa, por exemplo, uma mesa rústica com cadeiras rústicas ou uma mesa moderna com cadeiras modernas.

Para as mesas mais pequenas prefira cadeiras menos volumosas, sem braços e com encosto baixo. Já para mesas maiores, as cadeiras estilo poltrona, com braços e encostos altos são perfeitas.

 

  • Iluminação de arrasar

A iluminação é um ponto de muito destaque na sala de jantar e deve ser priorizada no projeto. É comum utilizar iluminação direta sobre a mesa com o auxílio de candeeiros e lustres pendentes.

Procure manter o equilíbrio entre a decoração da sala e o estilo do candeeiro. Um ambiente moderno pode usar sem medo lustres com design arrojado e diferenciados. Já as decorações mais clássicas e sofisticadas ficam ótimas com lustres de cristal e pingentes. Agora se a sua intenção é criar uma sala de jantar rústica aposte nas iluminações de vime ou madeira, por exemplo.

Inclua no projeto de iluminação spots para luz indireta. Ajudam a criar um ambiente mais intimista e aconchegante para um jantar mais especial. Mas, lembre-se que para conseguir esse efeito é importante usar lâmpadas amarelas.

 

  • Use espelhos

Os espelhos são grandes aliados da decoração e, ainda, ajudam a ampliar a sensação de espaço no ambiente. Na sala de jantar use-o na altura da mesa ou cobrindo toda a parede para criar amplitude.

Espelhos

Espelhos

  • Integração entre os ambientes

Se não tem um espaço próprio só para a sala de jantar, não se preocupe. Hoje em dia é muito comum integrar os ambientes. Nesse caso, pode montar a sala de jantar integrada à sala de estar ou à cozinha, especialmente se ela for de estilo americano.

 

  • Usar ou não usar tapete na sala de jantar

O uso de tapete na sala de jantar levanta polémicas. Há quem defenda o uso e há quem abomine. O fato é que ele pode ser usado e isso está diretamente relacionado com o gosto de cada um. Mas existem algumas regras que precisam ser seguidas para garantir o bom uso do artigo e atestar que ele será, além de uma peça decorativa, também funcional.

O ideal é que o tapete possua uma textura baixa para não acumular sujidade e para facilitar a limpeza. E cuidado para não causar acidentes com o tapete! Para isso, recomenda-se deixar uma sobra do tapete após as cadeiras, assim como todas as cadeiras devem ficar sobre o tapete, inclusive quando ocupadas. Isso evita que o móvel se enrosque e também impede a formação de rugas no tapete que podem causar tropeços e escorregões.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *