7 Dicas de decoração para casas pequenas

Quando falamos em decorar uma casa, sabemos à partida que não vai ser tarefa fácil. Pior ainda se for uma casa pequena. Estas têm um charme único mas, justamente por causa do tamanho reduzido, é por vezes difícil tirar proveito de todo o potencial que têm.

Além da especial atenção ao comprar o mobiliário e demais objetos, e do cuidado na escolha das cores, outro fator muito importante na hora da decisão é a distribuição de cada um desses elementos.

Pode parecer impossível, mas nós damos-lhe uma ajuda. Saiba então quais são as 7 dicas mais importantes quando chega a hora de decorar o seu quarto, sala ou até a cozinha:

 

1. Aproveite o máximo possível da iluminação

Um dos mais importantes elementos em qualquer casa é, sem dúvida alguma, a iluminação. Capaz de dar uma sensação de maior amplitude ao espaço, deve garantir não só o máximo de entrada de luz natural possível, como também uma boa distribuição das lâmpadas, de modo a que a sua habitação fique livre de zonas escuras. Para ajustar a sua decoração, você pode jogar com os diferentes estilos e formas de lâmpadas e luminárias existentes. Afinal, uma casa com luz é uma casa com vida!

Aproveite o máximo possível da iluminação

 

2. Escolha as cores certas

As cores escolhidas fazem uma enorme diferença no que diz respeito a casas pequenas. Escolher cores claras e tons neutros é sempre uma boa opção para estas habitações. Contudo, isto não significa que a sua casa tem que ser totalmente branca, sem nenhum toque de cor. Significa sim que o segredo está em ter um ambiente claro nos elementos mais dominantes (tais como as paredes, sofás, entre outros) mas com pontos de cor para destacar.

Escolha as cores certas

 

3. Opte por ambientes integrados

Os ambientes integrados são uma excelente maneira de organizar os espaços de convivência, proporcionando inúmeras vantagens, desde o melhor aproveitamento do espaço até à melhoria nas condições de ventilação e iluminação naturais da casa. Mas não são apenas os espaços de convívio que podem usufruir destas vantagens. Os espaço íntimos também podem ganhar muito mais qualidade quando integram outros ambientes. O segredo está em criar espaços abertos e multifuncionais.

Opte por ambientes integrados

 

4. Organize bem a sua cozinha

Uma cozinha pequena e funcional deve estar organizada na perfeição. Isto significa que deve contar com espaços de armazenamento amplos. Dedique algum tempo a organizar a disposição dos seus móveis e as suas respetivas divisões. Mesmo que pequenos, serão importantes e eficazes no aproveitamento do espaço. Opte também por um design simples e cuidado, para não sobrecarregar o ambiente.

Organize bem a sua cozinha

 

5. Utilize espelhos e elementos transparentes

Um elemento mágico e ideal para qualquer divisão de uma casa pequena é o espelho. Estes fazem com que a nossa visão se multiplique, e ajudam a ampliar o espaço. São ótimos para serem utilizados em paredes e portas de armários, criando assim pontos de luz. Você pode também optar por utilizar móveis espelhados e superfícies envidraçadas, que ajudam a dar mais leveza e ressaltam a iluminação. Além disso, o vidro é um elemento que combina muito bem com cores vibrantes.

Utilize espelhos e elementos transparentes

 

6. Aproveite as paredes

A decoração não se limita apenas aquilo que está apoiado no chão, muito pelo contrário. Assim sendo, as paredes são um grande aliado no que toca a decorar uma casa pequena, isto porque permitem um aproveitamento maior do espaço, sem comprometer a circulação. Portanto, explore sem medo o espaço das paredes, elas podem ajudar a armazenar e a decorar com prateleiras, armários e estantes, libertando assim espaço no piso. Quadros também são uma ótima sugestão para a decoração das paredes.

Aproveite as paredes

 

7. Utilize padrões geométricos

Para terminar, uma sugestão para aquelas pessoas que gostam destes padrões ou querem experimentar nas suas casas. Estes padrões geométricos têm um efeito muito interessante na decoração, já que são capazes de criar ilusões óticas, como, por exemplo, a de um espaço mais amplo. Esta solução pode ser usada no desenho do tapete, ou até mesmo no desenho do papel de parede.
Uma solução elegante e moderna!

 

Estas são então algumas das dicas que deixamos aos nossos clientes para um melhor aproveitamento de casas mais pequenas. Esperamos que tenham gostado, e que tenhamos ajudado a tornar a sua casa um pouco “maior” e mais aconchegante.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *