Dia Mundial da Criança: uma decoração simples para o quarto dos mais pequenos

Neste Dia Mundial da Criança, nada como aproveitar para estar com os miúdos, esses que nos aquecem o coração, brincando e desfrutando de cada momento passado ao lado deles. Como sabemos que esta é uma data especial, decidimos trazer até você algumas dicas para decorar ou redecorar o quarto dos mais pequenos.

Decorar um quarto para uma criança de uma forma mais simples é o que a maioria das pessoas está procurando atualmente, seja por uma questão de estilo ou de budget. Longe vão os tempos em que os quartos eram decorados naqueles tons clássicos e pesados, ou até mesmo de azul ou cor-de-rosa. Como o quarto é o lugar sagrado da pequenada, não se esqueça de lhe pedir opinião na hora de escolher os móveis, objetos decorativos e tudo o resto. Sim, as crianças devem participar ativamente na escolha, pois elas também têm desejos e necessidades que precisam de ser atendidos – dentro dos limites do orçamento e da boa educação é claro!

 

Fique então a conhecer quais são as dicas que temos para si quando chega a hora de renovar o quarto do pequenote:

  • Planeie antes de fazer: para decorar um quarto de criança com um estilo específico, um orçamento reduzido ou qualquer outra limitação nas opções, é necessário fazer o melhor planeamento possível antes de meter mãos à obra. Isto significa, por exemplo, tirar as devidas medidas ao espaço, para saber qual o tamanho da cama que pode colocar, ou a disposição dos móveis a ser escolhida. Quando se trata da decoração, esta parte é mais do que fundamental para escolher as prioridades e tomar decisões criativas para qualquer questão que surgir.

 

  • Escolha um estilo decorativo: quando chegar a hora de escolher os móveis, a decoração e todos os objetos que vão fazer parte do quarto, deve sempre ter em mente que aquele espaço deve ser seguro, funcional e muito mais criativo do que todos os outros ambientes de casa. Isto porque, geralmente, o quarto é o espaço que mais influenciará o seu desenvolvimento nos primeiros anos de vida. Nesse ambiente, elas devem sentir o máximo de alegria, segurança, tranquilidade e estimulação, quer nas suas brincadeiras, quer nos seus estudos.

Jogo de Lençois Ref. Mickey

Jogo de Lençois Ref. Mickey

Jogo de Lençois Ref. Minnie

Jogo de Lençois Ref. Minnie

  • Estabeleça um leque de cores: a base de cores mais fácil para trabalhar é, sem dúvida, a neutra. Branco, preto, cinzento e os tons pastéis não cansam o olhar. Móveis nessas cores refletem melhor a luz natural e deixam o ambiente mais claro e suave. Como é óbvio, os quartos infantis também precisam de alguns pontos de cor e esses podem estar nos tapetes, almofadas, cortinas ou até mesmo nos jogos de cama. Também é recomendado, na fase infantil, a utilização de cores vivas, como o azul, o amarelo e o vermelho, que estimulam a criatividade e alegria. Outra dica é revestir o ambiente com cores neutras e personalizá-lo com adesivos. Dessa maneira, é possível removê-los quando quiser, mudando o ambiente sem realizar muitos gastos.

 

  • Faça uma lista do mobiliário base: deve sempre ter em atenção que as crianças, nesta fase da vida, criam uma completa bagunça nos seus quartos. Como tal, deve privilegiar a organização e a praticidade, devido à quantidade enorme de brinquedos, livros e roupas que vão existir. É preciso avaliar então, junto da criança, quais os itens mobiliários que serão realmente necessários. Deve haver espaços para guardar os seus objetos, mas também uma área para brincadeiras, outra para o estudo, e outra claro para o descanso. Tente optar sempre por móveis resistentes e multifuncionais, e por deixar livros e brinquedos em locais acessíveis, para não correr o risco de o seu filho se magoar ao ir buscar o seu brinquedo favorito.

 

  • Deixe entrar a luz: como em quase todas as outras divisões, a entrada de luz natural deve ser aproveitada ao máximo. As janelas não devem de maneira nenhuma ser obstruídas por móveis ou por cortinas demasiado pesadas. Quanto à iluminação artificial, a luz não deve ser nem muito clara nem muito suave. Deve também haver um foco principal, e outros focos locais situados na secretária e próximos da cabeceira da cama.

 

Esperamos que tenha gostado destas dicas que hoje trouxemos para vocês. E não se esqueça de aproveitar este dia com aqueles pequenos que nos chateiam todos os dias, mas que nós amamos e protegemos mais do que tudo. Eles serão os adultos de amanhã!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *