Erros a evitar na decoração da sua casa

Todos sabemos que decorar uma casa não é tarefa fácil. A variedade de móveis, cores, texturas e itens decorativos que existem é enorme e, portanto, é óbvio que se perca com tanta opção de escolha. Certamente não vai querer ficar com o ambiente demasiado pesado, com móveis em excesso ou até mesmo com paletas de cores que não se complementam e, portanto, é necessário definir desde logo uma estratégia.

O primeiro passo na definição da estratégia passa por conhecer bem os seus gostos pessoais e traçar um estilo próprio. Afinal de contas, a sua casa tem que refletir o seu próprio estilo e gostos! Só depois de ter isso bem definido é que pode passar para as etapas seguintes.

Com isto em mente, decidimos então trazer até si algumas dicas para o ajudar a conhecer e claro, evitar alguns dos erros mais comuns quando chegar a hora de decorar (ou redecorar) a sua casa:

 

Não compre a mobília toda duma vez:

Este é um erro frequente na maioria das pessoas. Quando estamos perante a tarefa de decorar uma casa, temos tendência a entusiasmar-nos e a comprar, de uma só vez, uma infinidade de móveis e acessórios. Evite ao máximo fazer isso! Avalie, antes de mais, o seu orçamento e comece pelos essenciais. O sofá, a mesa e respetivas cadeiras e a cama são, normalmente, as primeiras aquisições. Depois, pode ir personalizando a sua casa progressivamente, sem pressa. Tomar decisões ponderadas ajuda-nos a despertar as nossas próprias ideias. Com alguma paciência vai, por certo, encontrando as peças ideais com um encanto único aos seus olhos. São elas que acabarão por definir a atmosfera do seu espaço.

 

Capa de Sofá Reversível Ref. 1003

Capa de Sofá Reversível Ref. 1003

Jogo de Lençois Ref. Riscas

Jogo de Lençois Ref. Riscas

 

Não exagere nos estímulos visuais:

Seja no quarto, na sala ou em qualquer das outras divisões, devemos sempre manter alguma leveza visual. Se abusar demasiado de texturas e padrões diferentes, ou se encher as suas divisões com tralha desnecessária, o resultado final será um ambiente extremamente pesado e sufocante. Opte sempre por um fio lógico na decisão das cores e dos padrões, com padrões complementares, procurando sempre pontos de cor em lugares estratégicos.

Toalha de Mesa Anti-Nódoa Ref. Katia

Toalha de Mesa Anti-Nódoa Ref. Katia

 

Tenha atenção à distribuição do mobiliário:

Erro frequente e que a maioria das pessoas tende a cometer. A distribuição dos seus móveis deve ser feita de uma forma calculista, evitando os excessos. Não é por ter uma sala grande que vai comprar um sofá enorme, que torne o ambiente demasiado apertado e inútil. É preciso deixar espaço para circular e poder fluir naturalmente de um compartimento para o outro. Não compre mobiliário por impulso, sem tirar as respetivas medidas e sem conferir se realmente precisa, sobrecarregando assim o ambiente.

 

Evite ao máximo a desorganização:

Uma das coisas que faz a sua casa parecer mais pequena e menos atrativa é a desarrumação. Se os seus pertences estão constantemente desorganizadas, isso vai acabar por arruinar toda a sua decoração, além de afetar o seu estado de espírito e a vontade de estar em casa. Mantenha sempre o seu lar limpo e organizado e incentive toda a gente a participar nas tarefas domésticas.

Erago Home |Têxteis para o lar:

Evite ao máximo a desorganização

 

Não se esqueça da iluminação:

A iluminação é algo fundamental em qualquer habitação e nem sempre lhe damos o seu devido valor e importância. Capaz de valorizar o seu ambiente ou anulá-lo por completo, de nada lhe serve terminar o seu projeto de decoração e concluir que a sua casa se mantém fria, impessoal e escura. Disponha as suas lâmpadas e candeeiros de uma forma racional, de forma a não criar zonas de pouca visibilidade. Tanto a sua cozinha, como a sua sala e até mesmo a casa de banho devem ser locais com muita luz, sendo que os quartos não necessitam de iluminação tão forte.

 

Cuide bem do seu mobiliário e objetos decorativos:

Este conselho serve para o antes e para o depois. Tenha sempre muito cuidado com todo o seu mobiliário e objetos decorativos, e tente que estes durem o máximo de tempo possível. Se eventualmente o seu sofá estiver rasgado mas o conserto é relativamente barato, não pense duas vezes. Limpe regularmente os objetos, e evite que estes fiquem com um aspecto antiquado e desagradável. Além disto tudo, tenha também atenção aos furos na parede para pendurar quadros, e saiba que mais tarde pode querer alterar a sua disposição e esses furos darão um aspeto horrível ao ambiente se não forem corretamente corrigidos.

Capa de Sofá Reversível Ref. 1001

Capa de Sofá Reversível Ref. 1001

Jogo de Banho 3 Peças Ref. 11232

Jogo de Banho 3 Peças Ref. 11232

 

Estas são então algumas das dicas que deixamos para evitar erros na hora de decorar a sua casa. Não se esqueça que os gostos são pessoais, mas existem erros decorativos globais que vai querer evitar de certeza absoluta!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *