Como escolher o colchão certo para si?

Depois de um longo dia de trabalho, uma noite tranquila e descansada de sono é tudo aquilo que precisamos para recarregar as baterias para o dia seguinte, não é verdade?

Para tal, a sua cama e, principalmente, o seu colchão, têm de ser adequados às suas necessidades. Assim como um mau colchão pode estragar o seu sono e provocar insónias e dores, um bom colchão pode melhorar significativamente as suas noites.

Como tal, decidimos trazer até si algumas orientações, para não se arrepender na hora de comprar ou trocar o seu colchão por um desconfortável e de má qualidade.

  • Tenha em atenção o seu corpo e o seu dia-a-dia

Uma das coisas mais importantes quando chega a hora de comprar um colchão para a sua cama é avaliar as suas necessidades. Dorme sozinho, ou com a sua cara-metade? Se não dormir sozinho, terá que ter também em conta o corpo do seu parceiro, até porque o nosso corpo muda ao longo dos anos, sendo que o colchão que agora lhe serve pode não servir dentro de algum tempo. A relação peso/altura e a posição de dormir são alguns dos tópicos a ter em conta.

Protector de Colchão Ref. Transpiravel

Protector de Colchão Ref. Transpiravel

  • Colchão de látex, espuma ou molas?

Os colchões de molas são mais firmes, elásticos e melhor ventilados quando comparados com os de espuma. Quer isto dizer que estes tornam-se perfeitos para quem vive em zonas muito quentes e para quem transpira imenso durante a noite.
Por outro lado, os colchões de látex ou espuma são ideais para quem sofre de asma ou alergias, sendo que é necessário cobrir o colchão com uma capa antiácaros. De referir ainda que os colchões de látex adaptam-se ao corpo e permitem um bom isolamento e ventilação, contudo podem ser muito quentes no Verão, e são normalmente mais caros.

 

  • Experimente antes de comprar

Tal como faz com um carro, ou com um par de sapatos, também tem que experimentar o colchão antes de o comprar. E quando dizemos experimentar, é a sério! Deite-se durante, pelo menos, 20 minutos na sua posição normal para dormir para perceber se é o colchão adequado para si. Fale com o vendedor, explique-lhe se tem alguma dor específica, se acorda com calor ou até mesmo os seus hábitos e necessidades de sono, que são consideravelmente diferentes de pessoa para pessoa.
Há ainda lojas especializadas, que têm sistemas de diagnóstico para alinhar a sua posição de dormir e o seu corpo a um mapa de pressão.

Lençol Ajustável Percal

Lençol Ajustável Percal

  • Faça a sua manutenção e limpeza constantemente

Comprar um colchão é, sem dúvida alguma, um investimento a médio/longo prazo. Por norma, a esperança média de vida de um colchão é entre 8 a 10 anos. Depois de ultrapassado este espaço de tempo, os materiais começam a degradar-se, tornando o colchão cada vez menos confortável. Para conseguir manter o seu por tantos anos, é necessário ter alguns cuidados. Comece por deixar todas as manhãs o seu colchão a arejar, mesmo no Inverno, permitindo assim que a humidade desapareça. Além disso, vire o colchão com regularidade, na vertical e na horizontal, para evitar deformações.

Estas são então algumas das dicas que deixamos aos nossos clientes quando chega a altura de comprar ou trocar o seu colchão lá de casa. E não se esqueça, um bom colchão é sinónimo de uma noite tranquila e relaxada de sono!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *