Como escolher o sofá ideal

Todas as pessoas gostam de chegar a casa, depois de um dia exaustivo de trabalho, e relaxar um pouco no sofá da sala, em frente à televisão, não é verdade? Esta é, sem sombra de dúvidas, uma das peças-chave do nosso lar, não só pelo conforto que nos pode proporcionar, como também pela sua imponência na sala de estar, e pelo contributo tão significativo que dá à decoração da sua casa.

Com tanta variedade, forma e feitio, escolher o sofá perfeito para a sua sala parece uma missão impossível. Mas não é! Como é óbvio, não é uma tarefa fácil, nem algo que decidimos fazer num passeio de Domingo. É preciso tempo, questionar, ver, ponderar e escolher. Não se deixe levar pela primeira paixão, mesmo que essa seja a sua opção final, e questione o vendedor sobre todos os aspetos do sofá.

Para evitar arrependimentos na hora da compra, aqui ficam algumas dicas:

  • Defina uma função para o sofá

Sim, todos sabemos para que servem os sofás. O que aqui está em causa é se você pretende escolher um sofá que sirva de cama ou não. É um facto que nem sempre aquele sofá que gostamos tem a opção de cama, e isso faz-nos deixar um pouco esta opção de lado. Contudo, o sofá-cama é ideal para receber visitas de familiares ou amigos que queiram passar uns dias em sua casa. A nossa recomendação é que apenas adquira um modelo destes no caso de não ter um quarto de visitas e necessitar de um espaço extra para receber e hospedar mais pessoas em sua casa. Caso não seja este o caso, pode optar por uma vasta gama de sofás, desde chaise longue até ao sofá retrátil e reclinável.

 

  • Decida qual o tamanho pretendido

Este parâmetro é muito relativo. O tamanho do sofá vai depender muito do tamanho da sua sala e daquilo que você pretende fazer neste espaço. Como é óbvio, não vai comprar um sofá enorme se a sua sala tiver um espaço reduzido. Um bom truque, usado por decoradores, é o de colocar lençóis para simular o espaço ocupado pelo sofá. Depois, veja também se o seu elevador ou até mesmo a porta têm espaço suficiente para passar este objeto tão grande. Não vai querer de todo investir num sofá que não consegue colocar dentro da sua casa!

 

  • Escolha o tecido adequado

Outra das coisas mais importantes na hora de escolher este objeto tão importante prende-se com o tecido que é utilizado. Se você tiver filhos ou animais de estimação em casa, talvez seja melhor optar por tecidos mais resistentes e duráveis, ou até mesmo por capas removíveis e laváveis. Se, por outro lado, não tiver pestinhas em casa, que possam reduzir a esperança de vida do seu sofá, existe uma grande variedade de opções: sarja, linho ou suede são alguns dos tecidos mais populares, sendo que a sarja peletizada é 100% feita de algodão, extremamente macia e ótima para capas de sofá.

Capa de Sofá Lisa Ref. 1003

Capa de Sofá Lisa Ref. 1003

 

  • Escolha uma cor lógica

Uma das maiores dificuldades na hora de escolher o sofá é exatamente a cor. Não existe uma cor padrão que fique bem em todas as casas, pelo que é necessário aprender a combinar a decoração da sua sala com a cor do sofá. Primeiramente, defina uma cor ou um grafismo como referência. Os estampados podem ter desenhos diferentes, mas com a mesma cor ou em tons parecidos. Depois, coordene bem as almofadas e o tapete, por exemplo, com o sofá, de maneira a transmitir uma maior harmonia ao espaço. O importante é estar tudo em sintonia. De salientar também que sofás com cores claras são mais fáceis de combinar com a decoração e dão uma sensação de que o espaço é maior, mas também requerem um cuidado maior na hora da manutenção, principalmente se tem crianças.

 

  • Tenha em atenção a garantia e o transporte

Por último, duas dicas muito importantes. Nunca se esqueça de perguntar se o preço do transporte para a sua casa está incluído no preço. Normalmente, na loja, o preço do sofá costuma incluir também o transporte, mas nunca se esqueça de confirmar, para não correr o risco daquele sofá tão barato se tornar uma despesa muito maior do que você estava à espera. A garantia é outra coisa importante a ter em conta: informe-se sempre da garantia a que o sofá está sujeito, e peça sempre um documento por escrito, para que caso surja algum problema você tenha a possibilidade de o trocar ou até mesmo de recuperar o seu dinheiro.

Estas são então algumas das dicas que deixamos aos nossos clientes na hora de comprar um sofá novo para a sua casa. E não se esqueça, este será provavelmente um dos locais onde você vai passar mais tempo, por isso não se precipite na hora da busca!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *