Transforme o seu espaço de teletrabalho em espaço de lazer

Este é um ano atípico, aos poucos tivemos de nos adaptar ao teletrabalho, as crianças à telescola e a família teve de adaptar a casa, de forma a conseguir gerir os horários laborais e pós-laborais. Muitas eram as pessoas que não tinham um escritório em casa e, por isso, tiveram de criar um cantinho na casa para esse efeito. Quem já tinha, teve de se adaptar com a família ao mesmo tempo, no mesmo espaço.

É sabido que, com o tempo, alguns voltaram ao escritório, os miúdos à escola, outros mantiveram-se a trabalhar a partir de casa e algumas pessoas conseguiram criar rotinas desfasadas. Mas a nossa casa é o nosso sítio sagrado. Por isso, todos os cantos devem ser lembrados. Então, por que não criar um espaço de lazer, para passar tempo em família, no canto da sua casa que foi adaptado para teletrabalho?

 

Trabalho é trabalho, lazer é lazer 

Estar a trabalhar a partir de casa, com a família toda, não é tarefa fácil. 

Provavelmente, ainda se encontra em teletrabalho e é importante manter o seu espaço de trabalho confortável, mas isolado de zonas que sejam demasiado movimentadas, para não haver demasiadas distrações. Mesmo que os miúdos já tenham voltado à escola, quando chegam, precisam de fazer os trabalhos de casa ou estudar, quando ainda está no seu horário laboral. Se o espaço criado para o teletrabalho é no mesmo espaço em que os miúdos estudam, é certo que isto irá trazer perturbações na concentração de ambas as partes. 

O ideal é que seja criado um local para ambos: um onde os miúdos possam ter o seu espaço e outro onde possam estar os adultos. Se isto não for possível, tente criar uma harmonia entre todos e chegar a um acordo. Se porventura tiver uma reunião em videochamada, vá para outro local, como a sala, para não interferir com o estudo dos seus filhos, ou eles com a sua reunião. Por outro lado, pode utilizar cortinas para dividir os espaços, um artigo que pode ser reutilizado quando já não fizer sentido nessa divisória.

Tentem, em família, organizar-se da melhor forma possível, para que o seu lar esteja em harmonia. E nunca esqueça: mesmo que estejam a trabalhar a partir de casa, o trabalho não é lazer – tudo a seu tempo!

Cortinado Decorativo Ref. 38

Cortinado Decorativo Ref. 38

Varão de Cortina Duplo Ref. 751-DC

Varão de Cortina Duplo Ref. 751-DC

 

Tempo em família 

Adaptar algum cómodo da sua casa, para ser transformado em escritório, pode ter trazido algumas consequências. Possivelmente, retirou momentos em família que todos apreciavam, com a eliminação de um espaço que, outrora, era de lazer. 

Apesar de ser aconselhado que o sítio que escolhe para trabalhar a partir de casa seja o mais parecido, dentro dos possíveis, com o escritório, podemos tentar fugir a essa regra. Começa a sentir que o espaço da casa escolhido para esse efeito perdeu o brilho, que a família já não se reúne como antes, e que acabam por estar em diferentes espaços, ao mesmo tempo? Porque não, dentro da mesma área, ter dois espaços: trabalho e lazer? O importante é não confundir quando é hora de trabalhar e quando é hora de relaxar.

Almofada Decorativa Estampada Ref. AK-Drop

Almofada Decorativa Estampada Ref. AK-Drop

 

Dois em um

É importante trabalhar num local sossegado, em que possa ter a máxima concentração, mas em casa nem sempre é possível, as distrações são maiores e é preciso ter uma enorme força de vontade para manter o foco. Mas no final do dia, é sempre bom um pouco de divertimento com a família.

Apesar de precisar de toda essa concentração, nada proíbe de ter, no espaço onde trabalha, um canto onde para momentos de lazer, quer para si, quer para a sua família. Por isso mesmo, reúna alguns jogos de tabuleiro, que deem para toda a família e tirem o máximo partido desse momento no seu escritório, que a essa hora deixa de o ser, para passar a sala de convívio! Tire proveito do espaço e, se for possível, pratique desporto nessa sala, como o yoga, para relaxar depois de um longo dia de trabalho. “Só” precisa de disposição e um tapete de yoga, que não ocupa espaço! Pode ainda decorar o espaço com almofadas, para dar ambiente e aconchego. 

 

Tire o máximo partido da sua casa, o mais importante é saber equilibrar. Apesar de o trabalho ser importante, não se esqueça dos momentos em família, que tão bem fazem à alma, ao coração e à cabeça!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *