Dicas para preparar a sua mesa para a ceia de Natal

O ano está quase a acabar, mas calma: ainda falta o Natal! Este ano será diferente, com menos gente e cuidados redobrados, mas é uma data que nunca podemos deixar passar!

A magia do Natal “obriga” a preparar a sua casa para receber a sua família. Se sempre sonhou em ter uma mesa de Natal como a dos filmes, depois de ler este artigo estará a um passo disso! 

 

Organização: convidados, cardápios e listas

Ao longo deste último ano, aprendemos a viver de forma mais organizada. Com todas as restrições que temos vindo a ter, começamos a criar listas e a preparar as coisas com antecedência. Por isso, para a sua ceia de Natal não deve ser diferente. 

Portanto, antes de pensar como vai decorar a sua mesa, deve fazer uma lista dos convidados que terá e ter atenção às restrições em vigor. Depois de criar a lista e ter a confirmação dos convidados, anote possíveis restrições alimentares. A segunda lista a ser feita é o cardápio, para que possa fazer também a sua lista para o supermercado. Aproveite esta última etapa para começar a pensar no que quer ver na sua mesa de Natal.

Pano de cozinha

Pano de Cozinha Natal Ref. Baga

 

Decoração: paleta de cores, arranjos e ornamentos 

Para que o ambiente seja harmonioso, é preciso definir as cores para a sua decoração. As cores desta época já sabemos quais são (dourados, vermelhos, verdes, prateados, branco), mas misturar tudo pode dar mau resultado. O ideal é seguir as cores que já pertencem à decoração da sua casa, juntamente com a sua decoração de Natal. Se o seu pinheirinho está enfeitado em tons vermelhos, opte por uma toalha dourada, para quebrar um pouco a cor; se acontecer o contrário, opte por uma toalha em tons vermelhos. Tenha atenção aos elementos que a toalha tem e se não vai tornar o ambiente pesado. 

Os centros de mesa também não podem faltar: uma boa opção é uma jarra com um arranjo de azevinhos, um dos elementos base do Natal, assim como as pinhas. Outra opção são as velas.

Seja criativa e use a sua imaginação – entre velas, pinhas, azevinhos e até ramos de pinheiro, todos eles, bem elaborados, fazem o melhor centro de mesa que poderia ter imaginado! 

Toalha de Mesa de Natal

Toalha de Mesa de Natal Ref. Rubi

 

A mesa: louça, talheres, copos, guardanapos 

Depois de escolher a sua toalha preferida e de colocar o seu centro de mesa, é hora de começar a pôr mãos à obra! 

O primeiro passo, a partir daqui, são os sousplats, que servirão de base para os pratos e, sem dúvida, ajudarão a compor a decoração. De seguida, comece por escolher a sua louça, idealmente de cor branca, neutra, tornando-se fácil de combinar com todos os elementos decorativos. Não se esqueça que, se pretende ter uma mesa digna de filme, precisa de ter o prato raso, fundo, o prato para o pão ou aperitivos e, claro, o de sobremesa. O mesmo serve para os talheres para carne, peixe, sopa e sobremesa – coloque os mais simples que tiver, para não criar um ambiente confuso na decoração, e desfaça-se daqueles que já não utiliza ou que até nunca utilizou em casa. Esmere-se nos copos, pois estes são transparentes, por isso podem ter algum detalhe, e coloque no lado direito, e da esquerda para a direita: água, vinho tinto e vinho branco. 

Por fim, os guardanapos vão ser a peça-chave. Coloque por cima do prato e use a sua imaginação: faça figuras natalícias com eles, coloque um porta-guardanapos alusivo ao Natal ou apenas use guardanapos alusivos a esta época. 

 

Dê asas à magia do Natal e sinta-se uma estrela de Hollywood nesta época festiva!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *